quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Peter chama Rubens Lopes de “figura antiga” e diz que falta bom senso


>



Peter Siemsen Fluminense (Foto: Hector Werlang / GloboEsporte.com)

O embate declarado entre o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, e os filiados Flamengo e Fluminense, integrantes da Primeira Liga (com clubes de Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais), está muito longe de um capítulo final. Rubinho gostou da decisão da assembleia geral da CBF de não se opor à criação da Primeira Liga com a condição de exigir o cumprimento de normas e estatutos. Em entrevista ao blog Bastidores F.C., ele se diz aberto ao diálogo com Eduardo Bandeira de Mello e Peter Siemsen, mas avisa que para disputar a nova competição a dupla precisa da autorização da Ferj.    

Em São Paulo para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Fluminense, nesta quarta-feira, o presidente tricolor mostrou confiança em ver a competição da Liga sair do papel. Em tom crítico, afirmou que torce para que "figuras antigas do futebol" sejam trocadas para que uma nova fase do futebol brasileiro seja criada.

- A Liga já saiu. Se vai sair a competição da Liga, é o segundo passo. Tem tudo para caminhar, para que sai, para que aconteça. Houve a aprovação numa assembleia, teve aí uma série de reuniões, há o reconhecimento oficial da existência da Liga. Há o reconhecimento oficial da existência da competição. Agora, é colocar mãos à obra, vamos enfrentar, obviamente, algumas situações políticas, algumas situações organizacionais. Mas eu acho que a gente tem tudo para superar tudo isso e construir um futebol brasileiro melhor, mais sólido. A gente está precisando um pouco oxigenar, pegar essas figuras muito antigas do futebol brasileiro e mudar essas figuras, trocá-las, para que a gente possa criar uma nova fase do futebol brasileiro, com um projeto de longo prazo. Olhar a luz no fim do túnel e saber que daqui a oito, dez anos, que o Brasileiro vai ser gerenciado num modelo europeu, transparente, sustentável.  

Um dos pontos polêmicos do embate Ferj x Dupla Fla-Flu é a disputa do Carioca com times alternativos. Rubens Lopes garante que os times jogarão o estadual com suas equipes principais, ideia que Peter Siemsen rebate. 

- Todos os times que participam do Carioca querem ganhar o título. Não macula nada você ser realista. Claro que você tem que ter essa liberdade de usar os jogadores a partir do momento que se tornam profissionais. Eles se tornam aos 16 anos, conforme a lei. O clube tem que ter o direito de fazer uso de jogadores profissionais, que ele paga, ele remunera. Ele tem que ter o direito de, no campeonato que inicia a temporada, que é preparatório, analisar o elenco, usar todo o seu elenco. Usar vários jogadores sub-20 para avaliar quais vão enfrentar a dura temporada da Copa do Brasil e do Brasileiro. Esse é o papel do Campeonato Carioca. Para esse papel, é importante não ter essa limitação. O campeonato pode nos ajudar a apresentar grandes e novos jogadores. Está faltando um pouco de bom senso, um pouco de conhecimento do presidente da federação, para que ele possa fazer uma boa análise de quanto é importante o Campeonato Carioca, mas qual é o verdadeiro papel dele dentro desse processo.      

O presidente da Ferj diz que acena com a bandeira branca, mas não abre mão de ter respeitadas as condições impostas pelo estatuto da entidade que comanda. Resumo: é só o início da polêmica.

- O dirigente deveria estar do lado dos clubes, deveria ter uma capacidade e um bom senso de saber analisar cenário comercial, político. Infelizmente, não é a tônica no Rio de Janeiro. É difícil. Nós consideramos o Carioca um campeonato importante, de valor, vem sendo mal trabalhado há muitos anos, mas isso não é o caso. A temporada é muito dura para o elenco, para o clube. O Campeonato Carioca tem o seu espaço, tem o seu lugar, e a característica dele deveria ser abertura de temporada, preparação para o grande campeonato do Brasil, que é o Brasileiro, o segundo maior, que é a Copa do Brasil, competições internacionais que acontecem também pós o Carioca – afirmou Peter.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...