Nodia 22 de agosto de 2010, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, contra o Vasco, Deco entrava em campo pela primeira vez com a camisa do Fluminense. Foi no clássico, que o badalado camisa 20, contratado junto ao Chelsea (ING) mostrava seu talento pelo cluibe que seria campeão brasileiro daquele ano. E ali, também, começava, um suplício para o luso-brasileiro, para os torcedores e para o Fluminense, A partir daquele momento, Deco ficaria três anos no clube. E as lesões seriam mai do que rotineiras.
Deste dia 22 até quarta-feira, dia 21 de agosto - um dia antes dele chegar a marca de três anos de sua primeira partida pelo Flu - no jogo contra o Goiás, que Deco entrou em campo e sentiu a coxa esquerda, o Fluminense realizou 193 partidas e Deco atuou em apenas 91, desfalcando em outras 102. A despedida, contra os goianos, foi a partida mais triste. No vestiário, Deco chorou e recebeu o apoio de alguns companheiros. Ali, ele viu, que sua carreira estava por acabar.
No jogo contra o Corinthians, no dia 14 de agosto, ele completou 100 jogos de desfalque. Números assustadores e que fizeram do apoiador viver com com desconfiança da torcida.
Foram sete gols com a camisa do Fluminense nas 91 partidas. O último, aconteceu em 2012, na vitória sobre o Atlético-GO, por 4 a 1 no Serra Dourada, em cobrança de pênalti. Esta, porém, pode ter sido uma das últimas grandes partidas do luso-brasileiro pelo Tricolor. Com ele em campo, são 55 vitórias, 15 empates e 22 derrotas, tendo um aproveitamento de 64,8% dos pontos disputados.
Em outubro de 2010, alguns meses depois de sua chegada ao Fluminense, o martírio de Deco começava. E ele encerra a carreira com pelo menos dez lesões que o afastaram dos gramados por grandes períodos. A última, contra o Goiás, que sequer foi avaliada pelo departamento médico, o afastou de vez dos campos. O jogador não está mais no Brasil. Resolveu viajar para descansar. De quarta-feira para esta segunda, conversou com a diretoria do Fluminense e resolveu que estava na hora de parar.
Em 2011, Deco já tinha pensado em pendurar as chuteiras devido as lesões. Resolveu tentar mais. Começou fazendo uma temporada 2012 fantástica. Foi peça-chave na conquista do Campeonato Carioca, marcando gol na final da Taça Guanabara contra o Vasco, inclusive. Em agosto, quando seu vínculo chegaria ao fim, resolveu prolongar até o fim de 2012. Ali, reprensaria se ainda tinha condições de jogar. E teve. Antes mesmo do término, sentou com a diretoria tricolor e acertou até o fim de 2013. Esperava que poderia dar a volta por cima na temporada. Não conseguiu. Em oito meses, mais quatro lesões. E o fracasso do Fluminense na Copa Libertadores. Resolveu parar antes mesmo do vínculo expirar. Com um dos maiores salário do elenco, sua aposentadoria também pode ser um desafogo para os cofres do clube, que vivem uma grande crise financeira.
Mesmo assim, o Mago, como ficou conhecido na Europa, conquistou dois campeonatos brasileiros e um Carioca, a serviço do Tricolor.
CONFIRA AS PRINCIPAIS LESÕES DE DECO, NESTES TRÊS ANOS DE FLUMINENSE
24 dias
No início de outubro de 2010, Deco sofreu um estiramento muscular na coxa direita e ficou 24 dias sem jogar.
Pior momento
Por conta de um rompimento muscular na coxa esquerda, em 2011, Decoficou dois meses sem atuar, sendo desfalque em 13 jogos.
Em agosto de 2011, Deco teve um sério estiramento na panturrilha direita, que o fez pensar sobre o futuro. Ele perdeu 13 jogos.
Agora, 34 dias!
Em junho de 2011, ele sofreu um novo estiramento muscular na coxa direita, só que em outra parte. Ficou fora por 34 dias.
Mais 42 dias
Em abril de 2012, Deco teve um edema na coxa direita. Resultado: um mês e 12 dias afastado dos gramados.
53 dias longe
Em agosto de 2012, Deco sofreu um estiramento na parte posterior da coxa direita e ficou fora por 53 dias, maior período no Flu.
Pré-temporada 2013
Na pré-temporada do Flu, este ano em Atibaia (SP), o apoiador sofreu um estiramento na coxa direita e ainda não jogou
9/4
Lesão leve na coxa direita. Meia sentiu um incômodo durante um treino, nas Laranjeiras
31/7 - Fluminense 1 x 0 Cruzeiro
Meia sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita.
21/8
Após vinte dias fora, Deco volta contra o Goiás, pela Copa do Brasil e sente o músculo posterior da coxa outra vez, só que da esquerda. Esta seria a última contusão do luso-brasileiro como jogador de futebol profissional.
26/8
Deco resolve anunciar o fim de sua carreira. O jogador tinha contrato com o Fluminense até o fim de 2013.
Números de Deco
JOGOS QUE PARTICIPOU
91 Jogos
55 vitórias
15 empares
22 derrotas
Aproveitamento: 64,8%
Gols: 7
Último gol: Atlético GO 1 X 4 Fluminense Brasileiro 2012 - de pênalti
JOGOS QUE DESFALCOU
101 Jogos
48 vitórias
28 empares
25 derrotas
Aproveitamento: 56,9%
0 comentários:
Postar um comentário