sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Renato Gaúcho entende vaias da torcida, mas defende elenco do Flu


O Fluminense venceu a segunda partida consecutiva no campeonato carioca ao bater o Resende por 1 a 0, no Maracanã, na noite da última quarta-feira. Mas ainda não convenceu a torcida tricolor, que vaiou o elenco nos minutos finais do jogo. O técnico Renato Gaúcho saiu em defesa dos seus comandados, mas disse compreender a impaciência dos torcedores.

“O torcedor só vaiou nos últimos dois, três minutos da partida. Eu falei com eles (jogadores) no vestiário: o reflexo de vocês em campo vai ser o reflexo da arquibancada. Entendo o torcedor, mas entendo o meu time também. É início de temporada e as condições ainda não são as ideais. É fato, é uma semana que você faz jogos às cinco da tarde, treina dois ou três dias e joga novamente, há pouco tempo para treinar. E 70% do grupo está voltando de lesão. Acho até que o torcedor está tendo muita paciência. Espero que continue. Ele tem dado força”, afirmou.

Renato Gaúcho orienta time do Flu à beira do gramado Foto: Daniel Ramalho / Terra 

A estrela do argentino Darío Conca brilhou novamente, e o meia marcou mais um gol com a camisa tricolor. Para o técnico, o jogador é diferenciado e capaz de decidir um jogo a qualquer momento. Ele ressalta que o grupo atuou muito bem nos primeiros 45 minutos, mas não conseguiu manter o ritmo na etapa final e por isso passou a produzir menos. Renato foi enfático ao perguntar aos jornalistas se havia algum clube grande que no início da temporada estava 100%.

“O Conca é diferenciado. Ele vem jogando muito bem, e pode decidir uma partida a qualquer momento. A equipe jogou bem no primeiro tempo, mas caiu no segundo. Gostaria que vocês me respondessem (perguntando aos jornalistas). Qual o time grande que joga um bom futebol neste início de temporada? Sou técnico do Fluminense, eu sei. Mas qual? Estou vendo evolução e o time vai se recuperar. Os problemas do ano passado nós não temos mais nenhum. Não vou colocar os jogadores 100% em menos de um mês. Eu tenho visto evolução na equipe do Fluminense, foi a quarta rodada, e o mais importante de tudo foi a vitória”, disse.

O treinador, que havia projetado a preparação de Walter até meados de fevereiro, não descartou a possibilidade de usá-lo no Fla-Flu, que acontece no início do mês, dia 8. Segundo Renato, o que mais tem o agradado é que o atleta está perdendo peso e ansioso para jogar, mas tudo dependerá da liberação do departamento médico do clube.

“Não sei. Pode ser. Quem vai dar a resposta é o Waltinho. Ele tem feito tudo que o departamento médico e a preparação física, tem pedido. Está perdendo peso e louco para jogar. Estamos colocando ele para trabalhar com bola também. Daqui a pouco colocamos ele em um coletivo, jogo-treino. No momento que provar que vai aguentar alguns minutos, vai ser relacionado. Não adianta querer dar um passo maior do que a perna e ele sofrer uma lesão. Está fazendo tudo que tem sido passado. Ele tem perdido peso e está com vontade de nos ajudar. Essa vontade que às vezes você precisa travar e não dar um passo errado para usar o Waltinho sem as condições necessárias”, argumentou Renato.

O comandante tricolor ainda falou sobre a declaração do ex-jogador de futebol e atual técnico do sub-23 do Atlético-PR, Dejan Petkovic, ao programa Bem, Amigos!, do Sportv. Na última segunda-feira (27), Pet afirmou que caso Walter não perca peso, poderá encerrar a carreira em dois anos. O técnico tricolor defendeu o jogador, e disse confiar no atleta. Ele ainda afirmou que o atacante nunca será magro, uma “Olívia Palito”, mas é capaz de perder o peso necessário para continuar atuando em grande estilo.

“Sou amigo do Pet, mas não vou ficar falando isso ou aquilo dos jogadores do Atlético-PR. Respeito, mas acho que não é por aí. Waltinho tem 24 anos, sempre jogou dessa maneira, é lógico que vai nos ajudar, vai emagrecer. Estive conversando com alguns jogadores no vestiário sobre isso, e citei alguns atletas que jogaram pesados até os 34, 35 anos. Não vou falar nomes. Waltinho sempre jogou dessa forma. Fez 13 gols no Brasileiro do ano passado pelo Goiás. Alguém discute as qualidades dele? Ele vai fazer a mesma coisa no Fluminense. E mais magro. Não vai ser uma Olívia Palito, mas estará mais seco e nos ajudando. Se vai jogar mais dois ou dez anos, só o tempo vai dizer. Vamos deixar para lá esse assunto e torcer para que esteja com a gente em pouco tempo”, ponderou.

Já sobre possíveis contratações, Renato Gaúcho afirmou que as portas do Fluminense não estão fechadas e que vem conversando com o presidente do clube, Peter Siemsen, o presidente da patrocinadora, Celso Barros, e o vice-presidente de futebol, Ricardo Tenório, sobre a chegada de novos reforços para a temporada. “O grupo do Fluminense está sempre aberto para reforços. Tenho falado com Celso, o Peter e o Tenório sobre isso. Temos trocado ideias. Daqui a pouco pode aparecer. Estamos ligados”, concluiu.

O Fluminense volta a jogar no próximo sábado, contra o Bangu, às 17h (de Brasília), em Moça Bonita.

"A cada jogo sinto minha evolução", diz Fred sob olhares de Felipão


O atacante Fred teve boa atuação na vitória do Fluminense, por 1 a 0, na última quarta-feira, diante do Resende, no Maracanã. Mesmo sem estufar as redes, já que o gol da partida foi marcado pelo meia argentino Darío Conca, o atacante do Tricolor disse sentir que está "evoluindo a cada partida" do Campeonato Carioca. O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, esteve presente no estádio.

"Meu papel é fazer gols sempre, mas, como fiquei um bom tempo sem jogar, tenho que me movimentar para conseguir ritmo. E, quando você não tem tempo para treinar, só com a sequência de partidas mesmo", analisou.

O atacante aproveitou para revelar as orientações que recebe do técnico da equipe, Renato Gaúcho. "Ele pede para eu ficar centralizado. Estou indo até onde consigo. A cada jogo sinto minha evolução", disse.

Não está sendo fácil para Fred, que estava afastado das quatro linhas desde o fim de agosto de 2013. "Estou com dificuldade para correr, girar, sair da marcação, porque ainda me sinto um pouco travado. Mas a evolução do primeiro jogo para este é gigantesca", finalizou.

O Fluminense figura na terceira colocação da tabela no Estadual e volta a campo no próximo sábado, às 17h (de Brasília), no estádio Moça Bonita, para encarar o Bangu, pela quinta jornada do Carioca.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Renato justifica vitória magra em cansaço de '70% do time'

Renato culpa cansaço pela queda de rendimento do Fluminense. (Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C)


Feijão com arroz. Foi assim que o Fluminense venceu o Resende pelo placar mínimo nesta quarta-feira. O único destaque, mais uma vez, ficou por conta do argentino Darío Conca, que apesar de discreto na partida, marcou seu primeiro gol no "novo" Maracanã.

Ciente de que a equipe ainda não convenceu no Campeonato Carioca, o técnico Renato Gaúcho "culpou" a falta de ritmo e a inatividade de vários jogadores para justificar a vitória magra e, sobretudo, a pouca criatividade em campo.

"O primeiro tempo do Fluminense foi muito bom. No segundo, tivemos uma queda de produção. Por isso tentei mexer. Primeiro, Chiquinho por Sobis para ter velocidade. Mas infelizmente o Valência pediu para sair porque estava cansado. Tive que entrar com o Wagner e puxar o Chiquinho para trás. Não é desculpa, mas o Fluminense está voltando com praticamente 70% do time com dois meses, dois meses e meio sem jogar. Mas mesmo assim gostei do primeiro tempo. No primeiro temo contra o Bonsucesso fomos brilhantes, mas não ganhamos. Tivemos uma queda no segundo tempo hoje, vamos conviver com isso. Os jogadores estão há muito tempo sem jogar", declarou.

Com sete pontos, o Fluminense volta a campo no próximo sábado, às 17h, para encarar o Bangu. O duelo está marcado para o estádio de Moça Bonita.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Flu supera o Resende: 1 a 0 no Maracanã

Conca comemoração Fluminense e Resende (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)

A defesa teve competência para, pela primeira vez, não sofrer gol. Conca teve a qualidade para comandar a equipe e, mais uma vez, balançar a rede adversária. Foi assim, aliando evolução coletiva com consolidação individual, apesar de um segundo tempo de dar sono, inclusive com algumas vaias da torcida, que o Fluminense superou o Resende por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Carioca.

O começo poderia indicar uma grande atuação, porém, não foi o que aconteceu. Ao repetir a escalação pela terceira vez, ao menos, Renato Gaúcho começou a dar uma cara de time ao Tricolor. Erros de marcação a menos, passes acertados a mais. O suficiente para a segunda vitória, assistida por 6.995 pessoas (5.934 pagantes para renda de R$ 140.240), uma delas o treinador da Seleção, Luiz Felipe Scolari.

O Flu fica na temporária terceira posição, com sete pontos. Pode ser ultrapassado somente pela Cabofriense, que também soma sete e enfrenta o Boavista nesta quinta. Ou seja, não sairá nesta rodada da zona de classificação à semifinal, na qual entrou pela primeira vez. O Resende mostrou disposição, conseguiu marcar as estrelas rivais na maior parte do tempo, mas não resistiu: caiu para o sexto lugar, com cinco pontos.

- Em jogos assim, especialmente no começo do campeonato, nos quais temos de nos condicionar fisicamente atuando, é bom ganhar. Não vazamos atrás e marcamos na frente - analisou o lateral-esquerdo Carlinhos.

No fim de semana, as duas equipes voltam a campo. O Flu desafia o Bangu, sábado, às 17h (de Brasília), em Moça Bonita. No domingo, o Resende recebe o Boavista, às 17h (de Brasília), no Estádio do Trabalhador.

- Era um rival difícil, o Fluminense é muito grande. Não adianta baixar a cabeça. Temos de trabalhar. Nosso time é forte, temos condições de fazer um bom campeonato - disse o meia Marcel.

Uma chance, um gol

Foi um primeiro tempo que deu pinta de grande jogo. Extremamente rápido, o Flu partiu para cima do adversário. Que não se intimidou. Defendeu e atacou. Gol era questão de tempo. Ele saiu a favor do Tricolor, em ótima trama pela direita. Bruno cobrou lateral, Sobis tocou de calcanhar a Jean, que serviu Conca dentro da área. O meia dominou, limpou a marcação e bateu forte, rasteiro. Teve a ajuda do goleiro Mauro, que, ao tentar defender com os pés, aceitou entre as penas: 1 a 0, aos 11 minutos.

Mas... o ritmo diminuiu. O Flu pareceu administrar. Tanto que o gol saiu no único chute que chegou à meta rival. À exceção das tentativas de passes de Conca e das arrancadas de Carlinhos pela esquerda, pouco produziu. Fred, na terceira partida após quatro meses parado por lesão na coxa direita, mostrou falta de ritmo: dificuldade de dominar, de chutar. Sobrou esforço, faltou a efetividade a que torcida e Felipão (que também foi observar o volante Jean) estão acostumados. E quase marcou contra, ao tentar afastar um escanteio, na melhor chance do Resende, que chegava à intermediária mas não conseguia entrar na área do Flu.

Deu sono. E rendeu vaias

A etapa final manteve o panorama: jogo lento. Carlinhos era o jogador mais agudo do Flu. Sobis cansou e deu lugar a Chiquinho. Wagner entrou no posto de Valencia. Não deu certo. Sem força ofensiva, a equipe administrou. E viu o Resende apenas tentar empatar.

Quase conseguiu, em uma única vez, aos 12 minutos. Marcel cruzou da direita, a defesa parou, talvez no único erro da noite, e Geovane Maranhão por pouco não marcou de peixinho. Nenhuma das equipes criou outras chances. O Flu cansou. O Resende não esteve inspirado: Marcel, autor de três gols no domingo, foi controlado. E havia o desfalque de Marcelo Régis. Os dois times abusaram dos chutes de longe, apesar da má pontaria. O que gerou vaias. E encerrou de forma ruim uma partida que prometia

Falta de gols do ataque titular do Fluminense não preocupa Rafael Sobis

Rafael Sobis e Fred - Treino do Fluminense (Foto: Wagner Meier/ LANCE!Press)

A
rtilheiro do Fluminense em 2013 com 17 gols, o atacante Rafael Sobis ainda não marcou na atual temporada. Foram três jogos pelo Campeonato Carioca e nenhuma bola na rede adversária. Perguntado se o breve, porém ainda jejum, de gols do ataque titular incomodava, o camisa 23 tricolor afirma que não e que a volta dos gols para ele e Fred é apenas questão de tempo.

- Claro que pensamos. Mas também somos experientes o suficiente para saber que existem fatores que atrapalham. É começo de temporada, pouco tempo de treinamento... Mas a gente vive de gols, nos preocupa um pouquinho, sim, mas nossa experiência mostra que isso é normal e daqui a pouco as bolas vão entrar. - afirmou o camisa 23.

Na partida de estreia, Sobis teve a companhia de Michael no ataque. Nas duas partidas seguintes, o jogador voltou a fazer dupla de ataque com Fred. Sobre o fator de atuar mais distante do gol com a entrada de um centroavante mais fixo na área, o atacante garantiu que não está incomodado com o posicionamento.

- Se o atacante está pensando em ajudar, não incomoda (atuar mais distante do gol). Mas se o atacante está pensando só nele, incomoda. Depende da função de cada um dentro de campo - disse o jogador.

Após a vitória sobre o Nova Iguaçu por 3 a 1 no último domingo, o Fluminense volta a campo pelo Campeonato Carioca nesta quarta-feira, às 22h, no Maracanã, para enfrentar o Resende. O Tricolor ocupa a nona posição no Estadual, com quatro pontos conquistados


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/fluminense/titular-Fluminense-preocupa-Rafael-Sobis_0_1075092540.html#ixzz2rolBS4Br
© 1997-2014 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Sobis espera voltar a brilhar diante do Resende

Rafael Sobis - Treino do Fluminense (Foto: Wagner Meier/ AGIF)

Aos poucos, os principais jogadores do Fluminense vão conseguindo recuperar o bom futebol. Rafael Sobis, que acostumou a torcida com boas atuações no ano passado, ainda não conseguiu corresponder às expectativas em 2014. Nesta quarta-feira, diante do Resende, às 22h, com transmissão em tempo real no LANCE!Net, ele terá a chance de ressurgir onde se acostumou a vibrar em 2013: no Maracanã.

A queda de rendimento de Sobis neste início de temporada tem algumas explicações. A mais frequente é de que o tempo para a pré-temporada não foi o ideal. O camisa 23 é um jogador conhecido por atuar até o limite físico e, na temporada passada, ele conquistou a torcida também pela entrega. No último Brasileirão, ele quase desmaiou após duelo contra o Goiás e chegou a vomitar depois de jogo diante do Coritiba.


Além do pouco tempo de preparação física, Rafael Sobis também teve de mudar o posicionamento. Com o retorno de Fred, Sobis voltou a atuar pelos lados do campo. Nas Laranjeiras, é consenso que a dupla não pode jogar lado a lado. Por isso, o clube buscou nomes para reforçar o ataque. E para se manter como titular, o camisa 23 precisa se readaptar para jogar pelos flancos e não ser mais a referência na área.

– Muda um pouco, porque o Fred é um cara mais centralizado e eu tenho de me movimentar mais. Na marcação também, mas varia de acordo com o adversário. A gente conversa sobre isso, o que pode melhorar – explicou Sobis.

Sobis também deve abrir o olho para a concorrência dentro do clube. Principal jogador do Goiás ano passado, Walter foi contratado para ser titular e, assim que entrar em forma, vai fazer sombra para a atual dupla de ataque. E que sombra!


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Advogado da CBF luta contra o tempo para garantir Brasileirão de 2014

Designado pela Confederação Brasileira de Futebol, o advogado Carlos Miguel Aidar vem travando uma intensa batalha contra o tempo para garantir a realização do Campeonato Brasileiro em 2014. Segundo o jurista e ex-presidente do São Paulo na década de 80, por conta de algumas liminares conquistadas por torcedores de Portuguesa e Flamengo, há o risco de a competição não poder ser disputada neste ano.

"Estamos trabalhando para derrubar as que restam e tentando uma decisão mais abrangente, que invalide as decisões de uma vez só. Queremos evitar essa brincadeira que estão fazendo, que gera uma insegurança muito grande. São pessoas sem compromisso com o futebol. Por enquanto, é cedo para falar algo. A CBF tem até 20 de fevereiro para divulgar o regulamento da competição. Mas depois de lá, realmente pode haver uma complicação nesse sentido", disse o advogado ao Lancenet nesta terça.

O imbróglio teve início no final do ano passado, quando, pelas respectivas escalações irregulares de Héverton e André Santos, a Portuguesa e o Flamengo foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva com a perda de quatro pontos. Com essa medida, a Lusa foi rebaixada para a Série B, livrando o Fluminense, que havia caído dentro de campo. Após essa decisão, torcedores das duas equipes buscaram, na justiça, a reversão dessas penas, baseando-se no Estatuto do Torcedor.

Paralelo a isso, o Ministério Público de São Paulo vem realizando um intenso processo de investigação e, na segunda, levantou a hipótese de que a Portuguesa, ao contrário do que a agremiação vinha dizendo, sabia da punição de Héverton antes do jogo contra o Grêmio e escalou o jogador de forma proposital para se beneficiar financeiramente.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Wagner critica torcedor que xingou Bruno: 'Não merece torcer para o Flu'

Wagner tinha acabado de substituir Fred quando recebeu um passe na medida de Conca. Demorou 14 segundos para dar o primeiro toque na bola e marcar o terceiro da vitória do Fluminense por 3 a 1 sobre o Nova Iguaçu. Com a mesma rapidez, o meia foi em direção à arquibancada do estádio Raulino de Oliveira desabafar. Um torcedor tricolor havia xingado o lateral-direito Bruno durante a partida, e o meia saiu em defesa do companheiro.

- Quem xinga e fica perseguindo jogador não merece torcer para o Fluminense.

No fim jogo, os atletas que entraram durante a partida e os que estavam no banco fizeram um treino físico rápido antes de descer para o vestiário. E aí o alvo dos xingamento passou a ser o próprio Wagner. Mas, fora as rusgas com alguns tricolores, o jogador comemorou ter participado da primeira vitória do Flu no Campeonato Carioca.

- Fico feliz de ajudar o Fluminense, independentemente de como jogar. Estou feliz, e que cada vez mais eu consiga ajudar o time.

O Tricolor volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Resende, às 22h (horário de Brasília), no Maracanã. A equipe tem quatro pontos em três jogos no estadual.

Renato mostra alívio com vitória e exalta Conca: ‘Jogou muito bem’


Passada a pressão pelo primeira vitória do Fluminense no Campeonato Carioca, Renato Gaúcho respira aliviado. Segundo o técnico, o resultado deste domingo, contra o Nova Iguaçu, dá tranquilidade ao grupo tricolor para a sequência do trabalho. No estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o time superou a equipe da Baixada por 3 a 1 e deixou para trás o desempenho ruim contra Madureira e Bonsucesso nas duas primeiras rodadas. 

- Dá sempre uma tranquilidade maior, mas não adianta repetir a mesma coisa. A gente sabe das dificuldades, não só no Rio, mas no Brasil todo. Todos os clubes têm sofrido. O objetivo era conseguir a primeira vitória, conseguir tranquilidade. A consequência é a gente ir evoluindo. O time vem melhorando, não vai ficar 100% da noite para o dia, mas temos evoluído. Contra o Bonsucesso, o time foi bem. Hoje, teve alguns períodos bons e outros ruins. O calor é insuportável e não teve o tempo técnico. É difícil. Os jogadores são seres humanos. Começo de temporada sem poder nem beber água no jogo complica. Mas independentemente disso superamos as dificuldades e conseguimos a vitória, que é o mais importante.

O meia Darío Conca foi o nome da partida. O camisa 11 conduziu o time, se destacou na armação das jogadas, fez o segundo gol e deu o passe para Wagner marcar o terceiro.

- Jogou muito bem, todos sabem da qualidade, está sofrendo um pouco também. Fez uma semana de pré-temporada, mas estava jogando em dezembro no Mundial. As qualidades dele ninguém discute. É bom ver o Conca fazer um golaço, mas também pelo que fez durante a partida. A gente espera que na frente ele não sinta o desgaste. É um jogador inteligente, tem qualidade muito grande. O importante é jogar o que sabe. Vai nos ajudar. Esperamos que ele não sinta o desgaste lá na frente.

Com o resultado, o Fluminense chega a quatro pontos em três partidas. Na próxima rodada, o adversário será o Resende, quarta-feira, no Maracanã, às 22h (de Brasília).

Confira a íntegra da entrevista:

Fred

O Fred todo mundo conhece as características e as qualidades que ele tem. Não é fácil voltar depois de tanto tempo parado, pré-temporada curta, calor. Ele volta depois de cinco meses. Ele precisa entrar. Ele emagreceu, está fino, e o importante é que está querendo. Estava há mais tempo parado. É a consequência da pré-temporada. Lá na frente a gente vai tentar fazer um trabalho físico com os jogadores quando tivermos mais tempo. 

Preocupação com nova lesão do Fred

É normal por tudo que passou. Fez dois jogos em três, quatro dias. Está cansado. Por isso que coloquei um jogador mais descansado (Wagner). Fred é um jogador fundamental para a gente. Todo mundo sabe disso.

Jean

Na última partida, o Jean tinha ido muito bem, hoje evoluiu ainda mais. Fez uma partida muito boa, além do gol. A tendência é subir de  produção. É importante voltar a jogar bem. Ninguém chega à Seleção por acaso.

Elivelton

No meu time não tem titular ou reserva. Vai começar a próxima partida o jogador que produzir na última. Tem nossa confiança, ficou muito tempo parado, quase dois anos, é um jogador de velocidade, vigor físico muito bom, escuta o que a gente ensina. Faz parte do grupo como todos. É aquilo que falei para eles e falo para vocês. Comigo, o jogador se escala.

Walter

O Waltinho está seguindo tudo que temos passado, tem emagrecido, se dedicado. O resultado está aí, mas quem vai nos dar a resposta de quando vai poder entrar no grupo é ele mesmo. Para isso tem que passar por etapas, fazer coletivos.

Conca brilha com dribles, gol, assistência e até faltas

Conca fluminense gol Nova Iguaçu (Foto: Agência Photocamera)Não demorou muito para Darío Conca mostrar o futebol que encantou a torcida do Fluminense e fez dele um ídolo do clube. Depois de duas partidas de pouco brilho, contra Madureira e Bonsucesso, o meia argentino foi destaque absoluto na vitória por 3 a 1 sobre o Nova Iguaçu, neste domingo, em Volta Redonda (assista ao vídeo). O primeiro triunfo tricolor no Carioca teve a marca do camisa 11. Dribles, assistência, gol, lançamentos e muita vontade. Tanta que Conca foi o jogador mais faltoso da equipe, com quatro infrações.

Festejado pelos torcedores, elogiado pelo técnico Renato Gaúcho, o principal reforço contratado pelo clube até aqui deixou claro que pode ser o condutor do time, como fora na vitoriosa campanha do Brasileiro de 2010. Naquela temporada, ele jogou as 38 partidas do time no campeonato.  

Além do gol, o segundo do Fluminense, e da assistência para Wagner fazer o terceiro, o argentino se destacou pela precisão. Dos 29 passes que deu, só errou um. O aproveitamento nas finalizações foi total. Um chute, uma bola na rede. Conca não se concentrou apenas na parte central do campo. Também caiu pelas laterais e buscou acionar os companheiros com bolas levantadas para a área.

Ficou claro que a forma física já melhorou. O camisa 11 deu piques e tentou puxar contra-ataques quando o cronômetro quase marcava 90 minutos. Assim como ocorrera nas duas primeiras rodadas, esteve no gramado o tempo todo. E isso sob sol forte e muito calor em Volta Redonda.

- É bom ver o Conca fazer um golaço, mas também pelo que fez durante a partida. A gente espera que na frente ele não sinta o desgaste. É um jogador inteligente, tem qualidade muito grande. O importante é jogar o que sabe. Vai nos ajudar – disse Renato Gaúcho após o jogo.

Desde o retorno ao clube, Conca tem chamado a atenção. Nos treinos durante a pré-temporada em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, não perdeu uma atividade sequer. Sempre em campo, sempre em destaque. Foi assim nos coletivos e na vitória por 3 a 0 no jogo-treino contra o Grêmio Mangaratibense.

Pouco a pouco, o argentino cresce tecnicamente e fisicamente. E dá sinais de que os dois anos e meio no futebol chinês, de pouca competitividade e nível inferior, não o prejudicaram. Ao contrário. Conca sempre diz que ainda tem muito a dar ao Fluminense, e o trabalho já começou.

Fred deixa o Raulino de Oliveira cansado, mas sem dores: 'Saio inteiro'


O corpo de Fred ainda está se readaptando. Depois de quatro meses sem entrar em campo, o atacante fez sua segunda partida após o retorno neste domingo, na vitória por 3 a 1 sobre o Nova Iguaçu, no Raulino de Oliveira - o retorno foi contra o Bonsucesso, na quinta-feira passada -, pelo Campeonato Carioca. É nítido que o condicionamento físico não é o ideal, mas, evoluindo aos poucos, o atacante, substituído aos 30 minutos do segundo tempo, saiu sem dores. 

- Mesmo com todo o cansaço, o pessoal que entrou foi bem. Saio inteiro, sem dores, mas cansado, estava muito calor e isso é natural - disse o atacante.

A evolução também parece ser coletiva. Foi a primeira vitória na temporada, após derrota para o Madureira na estreia e empate com o Bonsucesso. O goleiro Diego Cavalieri comemora o futebol apresentado pela equipe.

- O time jogou bem, tivemos calma, mesmo com o empate, e criamos oportunidades. Foi uma evolução muito grande, e agora nos dá uma tranquilidade. Estamos trabalhando muito duro, e a tendência é aos poucos ir encaixando.

O Tricolor volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Resende, às 22h (horário de Brasília), no Maracanã. A equipe tem quatro pontos em três jogos no estadual.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Renato Gaúcho evita falar sobre saída de Ximenes, mas admite tristeza


A demissão de Felipe Ximenes após pouco mais de um mês na direção de futebol do Fluminense pegou muita gente de surpresa. Cauteloso, o técnico Renato Gaúcho evitou falar sobre o tema, mas admitiu tristeza com o ocorrido.

- Eu tenho um milhão de problemas dentro de campo para resolver. O Ricardo Tenório com certeza terá uma hora em que irá se pronunciar sobre o tema. A saída do Felipe Ximenes é uma coisa da diretoria. É óbvio que fiquei triste ao saber da notícia, mas repito que tenho muito trabalho aqui e procuro não me envolver nessa esfera - explicou o treinador.

Renato fez questão de agradecer o apoio que o time tem recebido dos torcedores, mas lembrou que é fundamental vencer para garantir a continuidade das manifestações positivas:

- O torcedor do Fluminense está de parabéns. Esse apoio é necessário principalmente pelo que aconteceu ano passado. Temos que colocar um pedra em cima daquilo. O torcedor é fiel, mas também quer vencer. O reflexo do torcedor na arquibancada é o time dentro de campo. Se o torcedor enxergar um time se doando, se entregando, ele vai apoiar mesmo com as coisas não acontecendo, caso contrário não. Mas o torcedor pode ficar tranquilo que todo mundo aqui quer vencer e vamos justificar esse apoio.

Após perder na estreia do Campeonato Carioca, o Fluminense enfrenta o Bonsucesso nesta quinta-feira, às 19h30, no Maracanã. Hora de vencer para fazer valer as palavras do comandante

Cavalieri espera por progresso do Fluminense e sai em defesa da zaga


ADVERTISEMENT

A derrota do Fluminense na estreia do Campeonato Carioca não abalou Diego Cavalieri. O goleiro elogiou o trabalho da equipe no treino da última terça-feira e fez questão de falar sobre o bom ambiente. Cavalieri ainda ressaltou que o pouco tempo de pré-temporada prejudicou a atuação do time e disse que espera por uma progressão do time jogo a jogo.

- O treino foi muito bom. Não começamos o campeonato da maneira que esperavámos. Sabíamos que ia ser sofrido, devido ao pouco tempo de trabalho. Mas creio que na quinta-feira haverá uma progressão, encontrando a forma de jogar. O clima sempre foi muito bom. Vai ser isso que você viu aqui hoje (terça-feira). As dificuldades serão inúmeras no início, mas com o tempo teremos mais facilidade para melhorar - explicou.

O goleiro também falou sobre as frequentes críticas sofrida pela defesa. Para o goleiro, sempre sobra para a zaga quando as coisas não estão bem e estas críticas acabam abalando todo o grupo.

- Abala o grupo todo. Quando se vence, vencem todos. Quando se perde, perdem todos. Isso machuca, isso dói, não vem de agora, mas são dois excelentes jogadores, apontados como a melhor zaga do Brasil duas vezes. Têm a confiança de todos. Quando as coisas andam mal, a culpa é sempre da defesa. Mas internamente, sabemos que não é assim. Dói em mim, dói neles. Só quem está lá dentro sabe das dificuldades. Acho que o culpado foram todos. Quando tiver a vitória, os elogios também serão de todos - disse.

Marcão, sobre volta aos gramados de Fred: 'O capitão está doido para voltar'


Possivelmente titular na partida desta quinta-feira, diante do Bonsucesso, às 19h30, no Maracanã, Fred, que não joga desde 31 de agosto de 2013, está ansioso para voltar a atuar pelo Fluminense. Bem, pelo menos é o que afirma o auxíliar técnico Marcão.

- Estamos fazendo com a maior cautela possível. Se não tivesse condições de estar em campo, não estaria. Tem outros trabalhando muito. O Michael entrou e respondeu bem, apesar de estar há um tempo sem jogar. Mas o capitão está doido para voltar. Não vai voltar na melhor forma, mas vai ganhar no decorrer da competição – disse Marcão, à Rádio Brasil.

Fred treinou entre os titulares na atividade desta terça-feira, nas Laranjeiras, e deverá mesmo começar jogando diante do Bonsucesso.

Felipe Ximenes é demitido do Flu


Ricado Tenório (VP de futebol) e Felipe Ximenes (diretor de futebol) fluminense (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)

Durou um mês e cinco dias. Da data em que firmou compromisso de dois anos com o Fluminense até a véspera do segundo jogo do time pelo Campeonato Carioca, Felipe Ximenes teve pouco tempo de trabalho, mas acabou demitido do cargo de diretor executivo. A saída acontece pouco antes do treino desta quarta-feira, atividade preparatória para a partida contra o Bonsucesso, quinta-feira, no Maracanã. E, com isso, o vice-presidente de futebol Ricardo Tenório passa a centralizar as decisões do departamento.

A diretoria tricolor, no entanto, ainda não se pronunciou. Porém, segundo o que GloboEsporte.com apurou, a decisão de demitir Ximenes partiu de Celso Barros, presidente da patrocinadora do clube. A rescisão foi assinada, inclusive, pouco antes do treino das 16h30m nas Laranjeiras.

Ximenes chegou ao Fluminense no dia 17 de dezembro do ano passado. Apesar de discursar sobre o futuro do clube nas entrevistas, logo nos primeiros dias de trabalho acabou como coadjuvante. Ficou fora de boa parte das conversas para a definição de Renato Gaúcho como novo técnico, o que foi definido logo após Ricardo Tenório assumir a vice-presidência de futebol.

Até mesmo na negociação com os reforços Walter e Chiquinho teve pouca participação - Conca havia sido contrato antes da sua chegada. Durante a pré-temporada, em entrevista ao GloboEsporte.com, questionado se havia recebido carta branca no clube, respondeu:

- Ninguém pode ter carta branca no clube. Porque o clube é uma instituição centenária que tem poderes. Quando começa a dar para profissionais autonomia e soberania, está colocando essas pessoas em igualdade ou superioridade a instituições centenárias. Qualquer profissional precisa ter alçada de trabalho. A gente não pode criar personagens para funções.  Autonomia é fazer por si só o que é determinado por alguém. Soberania é estar acima de qualquer coisa. Carta branca é soberania. Ninguém pode ter carta branca.

Esta foi a terceira passagem de Felipe Ximenes pelo Fluminense. As primeiras foram em 2006/2007, quando foi auxiliar técnico, e 2008/2009, época em que ocupou a função de gerente de futebol.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ingressos à venda para Fluminense e Bonsucesso no Maracanã


O Fluminense divulgou na noite desta terça-feira os preços e pontos de venda para o jogo contra o Bonsucesso na próxima quinta-feira, às 19h30, ocasião que marcará o reencontro de Darío Conca com a torcida tricolor no Maracanã.

Sócios Contribuintes e Proprietários com Pacote Futebol terão 100% de desconto no Setor Sul. Sócio-Futebol pagará apenas 50% do ingresso, no mesmo local. Os benefícios só valem para quem está com as mensalidades em dia. A compra deve ser realizada pelo portal do sócio.

O desconto adicional para compra com cartões Itaucard está temporariamente suspenso.

Cada sócio poderá reservar apenas seu próprio ingresso e o mesmo será carregado na carteirinha. A compra de ingressos extras deverá ser feita de forma separada, a partir do momento da abertura da venda para os torcedores em geral.

É imprescindível confirmar que o processo foi concluído com sucesso através do link "meus pedidos" no site da Futebol Card ou do e-mail de confirmação, que deverá ser impresso. Pelo fato de a catraca do Maracanã não imprimir a apólice de seguro do Campeonato, o voucher é a garantia de acesso caso ocorram problemas técnicos.

A reserva para sócios se encerrará 24h antes da partida.

PREÇOS:

- Setor Sul – ACESSOS "B" e "C"
R$ 30,00 (inteira)
R$ 15,00 (meia)
R$ 15,00 (Sócio-Futebol / Pacote Jogos)
R$ 0 (Sócio Contribuinte e Proprietário com Pacote Futebol)

- Cadeira Inferior Leste – ACESSO "D"
R$ 50,00 (inteira)
R$ 25,00 (meia / Pacote Futebol, Pacote Jogos e Sócio Futebol)

- Cadeira Maracanã Mais – ACESSO "A"
R$120,00 (inteira – R$80 ingressos + R$40 serviço)
R$80,00 (meia – R$40 ingressos + R$40 serviço)
R$80,00 (Sócios – R$40 ingressos + R$40 serviço)

PONTOS DE VENDA

Endereço dos Pontos – das 10h às 17h

- Cariocas FC – Méier - Rua Dias da Cruz, 255, Shopping Méier

- Casa da Vila da Feira - Hadoock Lobo, 195 – Tijuca

- Engenhão (Bilheteria Oeste) - Rua das Oficinas, s/n,  Engenho de Dentro

- Bilheteria 2 do Maracanã - Av. Presidente Castelo Branco, s/n, portão 02, 4º andar, Maracanã

- Loja Fanático - Av. John Kennedy, 292, Loja  217, Lagoa Shopping, Araruama

- Posto de Gasolina Ale - Góis Monteiro, 195, Botafogo

- Sede Fluminense - Álvaro Chaves, nº 41

- Internet – www.maracana.com

Retirada dos ingressos da compra pela internet – Quarta-feira das 10h às 17h e Quinta-feira a partir das 10h

- Sede Fluminense - Álvaro Chaves, nº 41

- Engenhão (Bilheteria Oeste) - Rua das Oficinas, s/n,  Engenho de Dentro

- Bilheteria 2 do Maracanã - Av. Presidente Castelo Branco, s/n, portão 02, 4º andar, Maracanã

Peso não é o único problema de Walter no Flu. E ele vai ter de ralar

Após acompanhar a novela que envolveu a contratação de Walter, o torcedor do Fluminense ainda terá que esperar um pouco mais para ver o atacante em campo. O jogador se apresentou com o já habitual sobrepeso e terá de perder alguns quilos antes de sua estreia, além de se recuperar de uma entorse no tornozelo esquerdo sofrida no fim do ano passado.

Por isso, Walter fará uma pré-temporada três vezes maior que seus companheiros. Enquanto o restante do elenco trabalhou oito dias antes de ser derrotado pelo Madureira por 3 a 2 no último sábado, pelo Campeonato Carioca, o atacante precisará de cerca de trinta dias para estar em condições adequadas, segundo previsão do técnico Renato Gaúcho.

Mesmo com o técnico amenizando o fato do jogador atuar acima do peso, Walter terá que perder alguns quilos antes de entrar em campo para uma partida oficial. O Tricolor já promove conversas entre o atacante e a nutricionista do clube, Renata Faro, que controlará a dieta do atleta neste período. O número que a balança teria de mostrar ao fim deste processo, no entanto, ainda é guardado a sete chaves pela comissão técnica e o próprio centroavante.

"Do problema de peso já sabíamos, mas eu conversei bastante com o Waltinho. Ele está afim, alegre, está querendo. Vai sofrer um pouco porque não fez pré-temporada, então a preparação toda é só pra ele. Os preparadores tem conversado bastante com ele. Vamos fazer uma preparação, a própria Renata [Faro], nossa nutricionista, está falando com ele. É mais um jogador que vai nos ajudar", contou Renato.

Além do sobrepeso, Walter ainda terá que lidar com uma entorse no tornozelo esquerda da qual não está plenamente recuperado. O jogador faz reforço muscular para evitar novas lesões, embora o caso ainda inspire o acompanhamento do departamento médico.

Também por causa da lesão, o atacante trabalhou apenas na academia nos três primeiros dias de treinos no Fluminense. Walter foi a campo pela primeira vez na última segunda-feira, quando correu no gramado acompanhado do preparador físico Flávio Vignoli. Segundo o médico do clube, Victor Favilla, o problema no tornozelo não atrapalha as atividades apesar das precauções.

"No caso do Walter, há uma torção e ainda não está totalmente curada. Assim que ele se apresentou, começamos os trabalhos físicos sem dar carga nesta articulação. Fizemos um reforço de musculatura no local. E agora foi ao campo. Ele não tem restrição. Ele está liberado. Se teve a torção, é normal que tenha inchaço ou um pouco de dor ao fazer algum trabalho físico. Mas o Walter está totalmente liberado", explicou o médico tricolor.

Caso cumpra o prazo estipulado por Renato Gaúcho, Walter estreará na segunda quinzena de fevereiro, quando o Campeonato Carioca já estará em sua oitava rodada, ou seja, na metade final da fase classificatória.

Diretoria do Fluminense confirma procura por reforços para a defesa


A derrota na estreia do Campeonato Carioca fez com que a diretoria do Fluminense fosse pressionada no sentido da contratação de reforços para a zaga. O diretor executivo Felipe Ximenes afirmou que o clube segue procurando um jogador para vestir a camisa tricolor na temporada.

"É natural. Estarmos buscando zagueiros no mercado e isso não gera resistência dos jogadores que já temos no elenco. Até mesmo em termos de números, nós temos que buscar novos nomes pela carência. Recebemos muitas ofertas, o que é normal", revela o dirigente do Tricolor das Laranjeiras.

O vice de futebol, Ricardo Tenório, foi outro a confirmar o interesse do Fluminense na contratação de um defensor. "A gente quer contratar um zagueiro. Está nos nossos planos neste momento" declarou.

Neste início de ano, alguns nomes foram ventilados no Fluminense: Gustavo Gómez, do Libertad, e Ronald Huth, do Olimpia, ambos do Paraguai. Paolo Goltz, do argentino Lanús, e Paolo Cannavaro, do italiano Napoli também foram especulados, mas nenhum jogador para o setor foi contratado até agora.

Fred participa de coletivo e deve pegar Bonsucesso; Walter vai a campo


Fred treinou com Fluminense nesta segunda-feira Foto: Fernando Cazaes / Photocamera 

A provável dupla de ataque titular do Fluminense em 2014 não foi a campo na estreia do Campeonato Carioca, no último sábado, diante do Madureira, em Moça Bonita. Apesar de ainda não terem data estipulada para jogarem juntos, porém, ambos deram um grande avanço no sentido de reforçar o setor no Fluminense, nesta segunda-feira. Walter correu ao redor do gramado, enquanto Fred participou do coletivo comandado pelo treinador Renato Gaúcho.

A atividade contou com o duelo entre os reservas e não-relacionados para a partida diante do Madureira contra um time de juniores. Fred participou bem do coletivo (fez um gol de pênalti e acertou uma bola na trave) e deu sinais de que deverá mesmo encarar o Bonsucesso, na quinta, no Maracanã. A cada toque que dava na bola, o camisa 9 era ovacionado pelos cerca de 50 torcedores que assistiram aos trabalhos nas Laranjeiras, sede do time tricolor.

Já Walter também teve uma sensação especial nesta tarde. Desde que foi apresentado pelo Flu, na última quarta, só havia realizado trabalhos físicos na academia. Nesta segunda, entretanto, foi a campo e, apesar de não ter participado da atividade com bola, correu ao redor do gramado. Porém, ele ainda não tem data para estrear.

Os titulares na derrota por 3 a 2 do último sábado realizaram apenas um trabalho físico regenerativo e, assim como Walter, deram voltas em torno do campo. Além de Fred, atletas como Carlinhos, Bruno e Diguinho, que também não estavam em condições de encarar o Madureira, treinaram sem nenhum problema e podem reforçar o Flu no jogo desta quinta.

sábado, 18 de janeiro de 2014

 

 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ressonância aponta pequena fratura em Walter, mas não afeta acerto


Walter - Jogo das Estrelas (Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)

Depois de muita espera, o atacante Walter será apresentado oficialmente pelo Fluminense, na tarde desta quinta-feira, em Mangaratiba. Porém, o jogador, que realizou exames médicos na quarta-feira, teve constatada uma pequena fratura impactante no tálus (região localizada nas extremidades inferiores dos pés que articula com os ossos da perna, tíbia e fíbula, formando o tornozelo) do pé esquerdo. Mesmo com a ressonância apontando a fratura, o atacante foi aprovado nos exames e o negócio foi concretizado.

Apesar de tudo certo, o Fluminense ainda aguarda o atestado liberatório vindo do Porto, dono de seus direitos econômicos e com quem tem contrato até julho de 2016, para assinar o vínculo de empréstimo por dois anos. Após a assinatura do contrato, Walter será liberado para começar a atuar com a camisa tricolor, assim que for regularizado.

A tendência é que o jogador faça uma preparação especial para entrar em forma o mais rápido possível. Além disso, ele fará tratamento na região lesionada, o que deve adiar sua estreia pelo Fluminense em até dois meses. É provável que Walter só jogue pelo clube no fim de fevereiro ou meados de março

Para Renato Gaúcho, Walter pode atuar ao lado de Fred no Flu

Walter - Goiás (Foto: Carlos Costa/ LANCE!Press)

A novela acabou e Walter será apresentado na tarde desta quinta-feira, em Mangaratiba, onde o Fluminense está fazendo a sua pré-temporada, como novo reforço do Tricolor, logo após o final do treinamento do período da tarde.

Com a chegada de Walter, o Flu fica com um ataque, literalmente, de peso, com Fred, que é frequentemente convocado para a Seleção Brasileira, e Walter, presente na seleção do Brasileirão em 2013.

Em entrevista coletiva realizada na reapresentação do elenco tricolor, Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, afirmou que acredita que os dois podem, sim, formar uma dupla de ataque.

- São dois grandes jogadores e dois grandes goleadores. Apenas eles poderão responder se poderão jogar juntos - disse, para logo após elogiar o novo contratado sem esquecer do problema com a balança:

- O Walter se destacou muito no Goias. É um jogador que tem alguns quilos a mais, mas ajuda bastante. Ele entrou na seleção do Campeonato Brasileiro. Dentro do possível, é lógico, vamos tentar tirar o maximo do peso dele, sabemos da dificuldade.

Outro jogador que também já havia elogiado Walter na reapresentação da equipe, no dia 8 de janeiro, foi Fred. Possível companheiro de ataque, caso Renato Gaúcho utilize os dois atacantes ao mesmo tempo, o capitão do Fluminense elogiou a temporada do novo jogador do clube.

- Eu gosto muito dele (Walter). Acompanho o trabalho dele. Gosto como pessoa e como jogador. Ano passado, toda vez que ele pegava na bola, ele dava um ótimo passe ou fazia gol - disse Fred.

Sobre os problemas com a balança, o preparador físico do Fluminense, Alexandre Mendes, prefere esperar antes de pensar em algum trabalho especial para o atleta.

- Tenho que conversar com o Walter para saber como está e saber o limite dele - afirmou.

Considerado a maior contratação do Fluminense na temporada, Darío Conca quer ajudar seu companheiro de clube dentro de campo.

- O Walter teve um ano muito bom pelo Goiás, espero poder ajudá-lo para fazer muitos gols aqui no Fluminense também.

Entretanto, a estreia de Walter pelo Fluminense não deverá acontecer num futuro próximo. A demora na conclusão de sua contratação acabou atrasando a sua preparação em relação aos demais jogadores e, consequentemente, atrasará seu primeiro jogo com a camisa tricolor

Conca é regularizado pelo Flu e fará sua estreia no jogo contra o Madureira

O técnico do Fluminense Renato Gaúcho terá o meia Conca a disposição para a partida contra o Madureira, às 17h deste sábado, pela primeira rodada do Campeonato Carioca, em Moça Bonita. O argentino teve sua inscrição oficializada pela Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) na manhã desta quinta-feira.

Anunciado pelo Fluminense em dezembro, Conca já vinha treinando normalmente desde o começo da pré-temporada tricolor, em Mangaratiba, cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro. Seu desempenho nos treinos vem agradando Renato Gaúcho, que já até mesmo confirmou sua utilização na partida.

Antes desta quinta-feira, o nome de Conca constava com pendências no Bira (Boletim Informativo Registro de Atletas) da Ferj, mas, durante esta manhã, sua inscrição foi confirmada. Ele atuou pelo Guangzhou Evergrande, da China.

Conca tem mostrado bom futebol durante a pré-temporada do Fluminense em Mangaratiba. Segundo o técnico Renato Gaúcho, ele está em boas condições físicas para a estreia no Campeonato Carioca.

Fred é poupado no Flu e não encara Madureira na estreia no Carioca

O Fluminense não usará sua principal estrela na estreia pelo Campeonato Carioca, no sábado, contra o Madureira, em Moça Bonita. Ainda em estágio físico inferior aos companheiros, Fred ficará de fora da primeira partida da equipe na temporada após ser poupado de quatro treinamentos do Tricolor na pré-temporada em Mangaratiba.

"É muito cedo, Fred está muito bem. Mas o problema é que não joga há três meses e mais um de férias. É preciso o máximo de cuidado nesse momento. No segundo jogo provavelmente estará em campo. Não adianta atropelar etapas e perder o jogador. Será prejudicial por tudo que ele representa pelo clube e pela seleção", disse o técnico Renato Gaúcho ao jornal O Dia.

A opção preferida de Renato Gaúcho para a posição é o atacante Michael, que ainda está suspenso por doping. O jogador pode ser liberado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) a tempo do confronto com o Madureira, mas a redução da pena para oito meses ainda não confirmada. A punição original era de 16 meses.

O Fluminense tem tomado cuidados extras com a condição física de Fred depois de um 2013 marcado por lesões. O jogador fez apenas 25 jogos pelo Tricolor no ano passado, com oito gols. A intenção da comissão técnica é reduzir o risco de contusões do principal atleta do elenco.

O Fluminense fica em Mangaratiba até a estreia contra o Madureira, no sábado. O elenco vai direto para o jogo em Moça Bonita. Antes, porém, os não relacionados treinarão no hotel onde a equipe está hospedada.

Flu vê jovem como substituto de Fred e aguarda fim de pena por doping

Enquanto Walter não está a disposição do técnico Renato Gaúcho, o Fluminense já tem um favorito para substituir Fred em partidas em que o atacante esteja fora das melhores condições físicas, como será no confronto com o Madureira, no próximo sábado, pelo Campeonato Carioca, em Moça Bonita. A comissão técnica aguarda a liberação do jovem Michael, que cumpre suspensão por doping, para utilizá-lo como titular na posição.

Pego com cocaína em maio do ano passado, Michael foi punido com gancho de 16 meses pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Na decisão, porém, já era previsto que o atleta poderia ser liberado em oito meses caso comprovasse que ficou sem usar drogas e desse palestras para jovens das categorias de base do Tricolor.

Como o jogador cumpriu essas condições, o Fluminense já deu entrada no STJD para sua liberação, que deve acontecer a tempo da partida contra o Madureira. O prazo para que Michael possa atuar no confronto é sexta-feira. O clima no clube é de serenidade quanto ao caso, tratado como questão apenas burocrática.

Tanto é que foi Michael que treinou como titular em todos os treinos do Fluminense promovidos por Renato Gaúcho nesta pré-temporada. Na última quarta-feira, ele ainda marcou o primeiro gol da vitória da equipe por 3 a 0 sobre o Grêmio Mangaratibense, no próprio resort onde o Tricolor está hospedado em Mangaratiba.

Quem cuida do caso pelo Fluminense é o advogado Mário Bittencourt, que ganhou projeção nacional ao participar do julgamento no STJD que resultou na punição a Flamengo e Portuguesa, e a consequente permanência do Tricolor na Série A.

Caso tudo saia como esperado, a tendência é que Michael ganhe mesmo a vaga de atacante de área do Fluminense ao menos enquanto Fred não encontra sua melhor forma. O próprio técnico Renato Gaúcho já confirmou que não usará o camisa 9 na estreia contra o Madureira, até para não forçar a musculatura do jogador.

Michael tem 20 anos e começava a ganhar seu espaço entre os profissionais do Fluminense em maio do ano passado, após fazer um bom Campeonato Carioca. O doping, no entanto, acabou atrasando os planos de ascensão do jogador, que marcou quatro gols na competição estadual, mesmo atuando apenas em sete jogos.

O atacante é natural do interior de Minas Gerais, mas foi revelado pelas categorias de base do Fluminense. Um dos motivos apontados para seu envolvimento com drogas foi justamente a solidão que Michael sentia no Rio de Janeiro morando distante dos pais. Por isso mesmo, o clube o manteve treinando enquanto realiza tratamento numa clínica de recuperação.

Flu ratifica contratação de Walter e atacante será apresentado nesta tarde

Após longa novela, o Fluminense confirmou a contratação do atacante Walter, que chega por empréstimo de dois anos. O jogador será apresentado após o treino da tarde desta quinta-feira, em Mangaratiba, marcado para as 16h30. Ele dependia da liberação do Porto para assinar o contrato de empréstimo.

Walter realizou exames médicos durante a última quarta-feira, no Rio de Janeiro. Essa era a última pendência depois que o Porto aceitou a proposta do Tricolor pelo jogador após novela que durou nove dias, desde o anúncio oficial do atleta na noite de terça-feira.

Walter foi pivô de um imbróglio envolvendo o Fluminense e o Porto nos últimos dias. O clube português dificultou a liberação do atacante e o negócio quase não aconteceu mesmo após o anúncio oficial. Na última terça, porém, o Tricolor recebeu o "ok" dos europeus para finalmente assinar com o atleta.

O atacante foi alvo de disputa intensa entre Sport e Fluminense por seu futebol, além do Corinthians, que desistiu do negócio em uma etapa anterior. Walter foi destaque do Goiás na última temporada apesar dos quilos a mais que exibia dentro de campo. Ele foi eleito o melhor atacante do Campeonato Brasileiro em 2013.

Walter chegará em Mangaratiba nesta quinta para se juntar ao restante do elenco, que está hospedado em um resort da cidade realizando sua pré-temporada.  O atacante ficará no local até o sábado, assim como o restante dos jogadores.

O presidente da parceira do Fluminense Unimed Rio, Celso Barros, foi o grande incentivador da contratação de Walter. O executivo, inclusive, chegou a participar de algumas reuniões com empresários do atleta para definir a negociação.

O técnico Renato Gaúcho também mostrou empolgação ao falar de Walter. O treinador do Fluminense disse que irá tentar emagrecer o atacante, mas sabe que a missão é difícil.

"Ele não é culpado por essa novela, está doido para vir. Essas coisas de clube para clube que demoram um pouco mais. Começou no jogo do Zico, falou que estava louco para vir. A gente trouxe ele, e aí começou essa novela com o Porto. Ele está afim, querendo, desesperado, já queria estar aqui. Dependia da liberação. Agora está fechado. Ele vai sofrer um pouco porque fará pré-temporada praticamente sozinho. Mas ao menos teremos um final feliz, importante tê-lo com a gente", disse o treinador.

Walter tem 24 anos e marcou 13 gols no Campeonato Brasileiro do ano passado. Revelado pelo Internacional, o atacante jogou por Porto, Goiás e Cruzeiro.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Fluminense confirma Nilton Petrone como seu novo fisioterapeuta



O Fluminense está reformulando parte de seu departamento médico e, nesta quinta, confirmou que Nilton Petrone será o responsável pela fisioterapia do elenco tricolor. Ele vem substituindo Fábio Marcelo, demitido na última segunda.

Conhecido como "Filé", Petrone ficou conhecido por ter recuperado Ronaldo Fenômeno quando este estava desacreditado para a prática do futebol. No ano passado, trabalhou com o técnico Renato Gaúcho, atual comandante da agremiação das Laranjeiras, no Grêmio. Ele já está em Mangaratiba, local da pré-temporada do Tricolor.

Em 2013, uma série de lesões atrapalhou o rendimento do Fluminense, principalmente no Campeonato Brasileiro, onde só livrou-se do rebaixamento por conta punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva junto a Portuguesa, que, por ter escalado o meia Héverton de forma irregular, perdeu quatro pontos.

Wagner elogia ídolo Conca, mas marca território: ‘Quero ser titular’


Wagner no treino do Fluminense (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)

Nos primeiros dias de 2014, Wagner viu seu nome envolvido numa possível negociação do Fluminense para ter Cícero, do Santos. Mas sair do Tricolor não faz parte dos planos do meia. Concentrado com o grupo na pré-temporada em Mangaratiba, Costa Verde do Rio, o jogador pretende viver um ano bem diferente daquele que passou. E a principal preocupação é jogar. Ganhar a confiança de Renato Gaúcho e um lugar na equipe titular.   

- Todo mundo quer mostrar trabalho, já no primeiro treino todos estavam chegando firme, não tem ninguém garantido. A gente sabe que vai ser difícil, a briga está boa. Todo mundo quer jogar. Vou dar meu máximo, lá na frente a gente quer ser campeão, quer jogar, quero ser titular durante todo o ano – frisou.

No ano passado, Wagner jogou 60 partidas e marcou nove gols. Com a chegada de Darío Conca ao grupo, o meia vê a concorrência ficar mais forte, mas se mostra confiante e acredita que pode continuar na equipe para jogar com o argentino.  

- A chegada do Conca é mais que bem-vinda. É o ídolo maior do Fluminense hoje ao lado do Fred. Já joguei em times com dois ou três canhotos. O Renato jogava com Cícero, Conca e Thiago Neves (em 2008). A briga sadia vai acontecer, e o Renato vai colocar aquele que estiver melhor.

Nos primeiros treinos da pré-temporada, Renato e o grupo tentam se acertar o mais breve possível, e assim como o treinador os atletas estão otimistas.

- O Renato é um cara aberto, já passou por aqui, dá confiança aos jogadores. É só demonstrar dentro do campo que com ele a gente vai conseguir chegar aos títulos – afirmou Wagner.

O técnico Renato Gaúcho ainda não realizou atividades táticas em Mangaratiba, mas a tendência é que Wagner e Conca sejam testados juntos nos primeiros treinamentos. A estreia tricolor no Carioca será no dia 18, contra o Madureira, em Bangu, às 17h (de Brasília).

Flu inicia semana ainda à espera de Walter, mas com Dentinho na mira

MONTAGEM - Walter e Dentinho (Foto: Editoria de arte)

A diretoria do Fluminense espera decidir o caso Walter no máximo até esta terça-feira. Para o bem ou para o mal. Depois de anunciar o atacante sem ter chegado a um acordo com o Porto, clube que detém os direitos econômicos do atacante, o Tricolor enfrenta a indefinição do episódio, vê o jogador dar entrevistas confusas e declarações desencontradas e trabalha por uma solução. Neste domingo, Walter disse que a novela não passará dessa segunda-feira. O Sport, clube do seu coração, ainda é um destino possível.

Internamente, o Fluminense mantém a confiança de contar com o goleador, destaque do Goiás em 2013 com 28 gols. No entanto, os dirigentes também trabalham em outras frentes. E a entrevista que Walter prometeu dar nesta segunda pode abrir a porta das Laranjeiras para Dentinho.

O Fluminense analisa a possibilidade de repatriar o atacante, ex-Corinthians, que pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Em 2013, o jogador defendeu o Besiktas, da Turquia, por empréstimo. Ele tem contrato com o clube ucraniano até a metade de 2016, mas quase não jogou nas duas últimas temporadas e é certo que não ficará no Shakhtar em 2014. 

Dentinho tem interesse em voltar ao Brasil. Ele foi oferecido ao Fluminense, também por empréstimo, e as conversas estão em curso. Num primeiro momento, os valores assustaram a diretoria tricolor, que chegou a descartar avançar nas tratativas. Nos últimos dias, porém, foram retomadas. A dificuldade do clube no caso Walter ajudou a reativar o contato. 

Os representantes de Dentinho aguardam um sinal para negociar. Além da vontade do jogador, os ucranianos estariam dispostos a arcar com parte do salário do atacante.

Flu reforça cuidados físicos com Fred


Fred treino Fluminense (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)

Os traumáticos quatro meses sem Fred na reta final de 2013 fazem o Fluminense reforçar os cuidados com seu principal jogador. A grave lesão sofrida na coxa direita em 31 de agosto foi uma das mais sérias do atacante  no clube. O longo período fora de ação pesou para fazer da temporada passada a pior dele com a camisa tricolor. Foram apenas 25 jogos e oito gols marcados. Sendo assim, a programação especial de prevenção de lesões está sendo reforçada na pré-temporada. Na tarde deste sábado, o camisa 9 foi poupado do segundo treino do dia para passar por reforço muscular e fisioterapia com Nilton Petrone, o Filé, que assumiu o departamento na última semana. 

A prática é comum no Fluminense em relação a Fred, especialmente nesta época do ano. É possível que ele fique fora de outras atividades com o grupo para ser submetido aos exercícios especiais, algo que já ocorreu em outras pré-temporadas. Desde a reapresentação do grupo na quarta-feira passada, o capitão havia participado de todos os treinamentos. Ao todo, esteve presente em cinco trabalhos. 

O histórico de lesões sérias de Fred no Fluminense é longo. De julho de 2009 para cá, foram nove. Ele teve pelo menos uma lesão por ano. A de 2013, de quatro meses de recuperação, foi a mais longa delas. Mesmo com os problemas físicos, conseguiu uma sequência muito boa de julho de 2011 (22 jogos e 22 gols) até o fim de 2012, ano em que foi campeão, craque e artilheiro do Brasileirão com 20 gols. Naquela temporada, ao todo foram 45 jogos e 30 gols. Antes de 2013, seu pior ano havia sido 2010, quando marcou 18 gols em 29 jogos. 

De acordo com a programação do clube, Fred participará normalmente dos dois períodos de treino do grupo neste domingo. A equipe se prepara em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio. A condição física do atacante é uma preocupação do técnico Renato Gaúcho. 

TABELA Fred problemas sérios (Foto: INFO)

- Todo clube tem problemas de lesões, atletas estão sujeitos a isso. Vamos torcer para que diminuam bastante, vou ter uma conversa franca com o Fred. O mais importante é que ele quer jogar, sabe que o ano é importante para ele, Copa do Mundo. Qualidade sabemos que ele tem, vamos colocá-lo na melhor condição física e técnica. Vamos prepará-lo para que não se lesione tanto, ele sabe a importância dele para o grupo. Vou conversar com ele, saber o que aconteceu no ano passado, e pode ter certeza que vai ter meu apoio e da comissão. É importantíssimo, conto com ele, e vou torcer muito para que ele nos dê alegrias pela Seleção – afirmou Renato. 

Aos 30 anos, Fred vive um momento decisivo na carreira. Garantido pelo técnico Luiz Felipe Scolari na Copa do Mundo do Brasil, é o dono da camisa 9 da Seleção. Os problemas físicos, no entanto, o perseguem. Muitos tricolores manifestaram chateação com o goleador depois da temporada ruim, mas a promessa dele é de dedicação, esforço, gols e títulos. Primeiro, no Fluminense. Depois, na Seleção. Ele garante que o empenho será máximo, diz que não teme lesões e descarta se poupar para o Mundial.

- Não (vou me poupar). Meu primeiro jogo vai ser o próximo, aí vai depender da escalação do Renato. Não tem como o jogador ter medo de alguma cosia. Única coisa que a gente faz é pedir a Deus para nos livrar das lesões e treinar. Não vou deixar de trabalhar, no dia a dia, não tem como ir mais ou menos. Vamos muito forte até por tudo que aconteceu com a gente. O grupo está muito unido e a torcida vai se juntar com a nossa equipe – disse o camisa 9. 

A estreia do Fluminense no Carioca será no próximo dia 18, contra o Madureira, às 17h (de Brasília), em Moça Bonita.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Fred está empolgado com Conca e Walter

conca fred fluminense treino (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)

Com apenas 25 jogos pelo Tricolor e oito gols marcados em 2013, e sem jogar desde o dia 31 de agosto do ano passado - na derrota para o Santos por 2 a 0, no Maracanã -, Fred tem o desejo de voltar o mais rápido possível aos gramados e poder voltar a dar alegrias ao torcedor. A animação e a confiança, inclusive, se tornam ainda maiores quando o artilheiro fala da chegada dos dois reforços anunciados oficialmente pelo clube até o momento: Conca e Walter.

- A volta do Conca ajuda a trazer o torcedor para o Maracanã. A torcida tem mais um motivo para ir ao Maracanã. O grupo fortaleceu muito, também pela volta de quem estava machucado. Sobre o Walter, gosto muito dele, acompanhei no ano passado. Curto como pessoa e principalmente como jogador de futebol. Toda vez que ele pegava na bola, ou dava passe para gol ou chutava e fazia um golaço. Vamos dar o melhor para ele desenvolver o melhor futebol no Fluminense - pontuou.

Fred planeja volta por cima em 2014

fred fluminense   (Foto: Globoesporte.com)

Recuperado de lesão e pronto para dar um passo de cada vez rumo ao que pode ser o ano de sua carreira. Assim, Fred inicia 2014 sonhando com a Copa do Mundo - e a probabilidade de ser o camisa 9 do Brasil na competição -, mas sem perder o foco no Fluminense. Depois do fim de 2013 ruim dentro de campo para a equipe, o ano que começa será, de acordo com as palavras do próprio, de muitas alegrias para o torcedor tricolor. De volta aos trabalhos nas Laranjeiras, o atacante, que seguiu suando a camisa inclusive nas férias, já projeta o retorno aos gramados logo no primeiro jogo do Campeonato Carioca, no dia 18, contra o Madureira, e quer deixar para trás o fim traumático do último Brasileiro, levando apenas como experiência.

- Estou com a cabeça boa, corpo forte, bem também. Estou me cuidando desde quando eu fiquei curado e fazendo um trabalho muito intenso, mas assim como todo o grupo tenho muito a evoluir ainda. Mas a confiança é a de sempre, para fazer um ano bom e muito mais focado para começar bem e forte. 2014 vai ser importante para o nosso clube, para o país, para cada jogador que está aqui. Sentimos como foi ruim no ano passado e sentimos o peso de passar uma situação desagradável como aquela. Afeta não só o jogador, mas familiares, enfim. Estamos focados para brigar por títulos, que é o que o Fluminense merece - disse em entrevista coletiva concedida após as primeiras atividades realizadas na sede do clube em 2014, na manhã desta quinta-feira.

Meu ano está começando, estou tendo que suar muito no meu dia a dia. Ali é onde vai acontecer minha evolução. Marcar gols, ganhar títulos no Fluminense, isso que vai me dando moral
Fred, atacante do Fluminense

Como meta, subir degrau por degrau. Sem atropelar as coisas, Fred espera voltar a balançar as redes primeiro no Fluminense, para ganhar ânimo. Só depois, voltar a vestir a amarelinha e tentar repetir o faro de artilheiro da Copa das Confederações.

- Meu ano está começando, estou tendo que suar muito no meu dia a dia. Ali é onde vai acontecer minha evolução. Marcar gols, ganhar títulos no Fluminense, isso que vai me dando moral, futebol é assim. E depois sai a lista final (convocação para a Copa), onde a gente sabe da concorrência e da qualidade dos jogadores do Brasil. Se Deus quiser meu nome estará nela pra gente fazer o melhor. A Seleção cresceu muito, mas tudo que foi feito na Copa das Confederações, temos que evoluir muito, o nível vai aumentar ainda mais.

O grupo do Tricolor, que se reapresentou e encontrou com a comissão técnica na quarta-feira, treinou a parte física na manhã desta quinta. Depois do almoço, a delegação tricolor segue viagem para Mangaratiba, no Rio de Janeiro, onde realiza pré-temporada. A estreia no Campeonato Carioca está marcada para o dia 18 de janeiro, contra o Madureira, em Moça Bonita, às 17h (horário de Brasília).

Serginho volta ao Galo e quer ficar para a disputa do Bi da Libertadores

Serginho, volante do Atlético-MG (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)

De volta a Belo Horizonte, para curtir a família nas férias e tratar da mudança para a casa nova, o volante Serginho vai se apresentar ao Atlético-MG na próxima segunda-feira. De onde não pretende sair mais até o fim do contrato - ele tem mais dois anos de compromisso com o Galo. Depois de uma passagem pelo Criciúma, Serginho está feliz com o retorno que está tendo de atleticanos pelas ruas.

- Os torcedores me encontram e perguntam se vou voltar, me pedem para voltar para o Galo. Fico muito feliz com esse reconhecimento. E é o que quero: voltar ao trabalho na segunda-feira e, se Deus quiser, ficar no Atlético.

Aos 27 anos, Serginho considera que a passagem pelo futebol de Santa Catarina foi, efetivamente, a primeira experiência fora de Minas. Pouca gente sabe, mas o volante foi revelado nas categorias de base do América-MG. A promoção para a categoria profissional ocorreu no Villa Nova-MG. Mas, na transferência para o Galo, acabou voltando para a base, pois tinha idade de júnior. Já no profissional do Galo, foi emprestado ao CRB por quatro meses - o técnico atleticano, na época, era Émerson Leão.

- Como fiquei pouco tempo, considero que a minha passagem pelo Criciúma foi a primeira que tive longe de BH. Nunca tinha ficado tanto tempo longe. Foi uma experiência nova, muito boa, mas quero, mesmo, é ficar no Atlético.

Wellington Paulista e Libertadores

Por ironia do destino, o melhor amigo de Serginho no Criciúma acabou sendo o ex-cruzeirense Wellington Paulista. E o volante conta um caso curioso, ocorrido durante a Libertadores, no dia em que o Atlético-MG enfrentou o Newell´s Old Boys, pelas semifinais.

- Quando ele chegou ao Criciúma logo pensei nos clássicos que disputamos contra. Nunca tivemos problema um com o outro, mas por causa da rivalidade entre Atlético e Cruzeiro ficou aquele clima ruim, né. Mas aí fui vendo que era um cara legal e acabamos ficando amigos. No dia da semifinal da Libertadores fizemos um churrasquinho lá em casa com as esposas. E o jogo foi para os pênaltis. Como ele disse que não conseguiria torcer para o Galo, mandei ele lá para fora ficar cuidando da carne. E acabou dando certo!

Depois de assistir à Libertadores pela TV, Serginho poderá ter a chance de disputar a competição, caso seja do desejo de Paulo Autuori - com quem ele nunca trabalhou - a permanência do volante no Atlético-MG.


Zagueiro Rhodolfo interessa ao Fluminense


Rhodolfo, zagueiro do Grêmio (Foto: Diego Guichard)

Reforçar a zaga virou prioridade no Fluminense. Sem Digão e Anderson, que deixaram o clube, Renato Gaúcho tem Leandro Euzébio e Gum à disposição, além dos garotos da base, Elivélton e Wellington Carvalho. E é no ex-clube que o técnico tenta encontrar uma alternativa. Ele indicou Rhodolfo, que está no Grêmio por empréstimo até junho de 2014 e pertence ao São Paulo. O jogador, aliás, foi a única contratação a pedido de Renato na recente passagem pelo estádio Olímpico. A diretoria colocou o defensor no radar, fez uma consulta, mas considera o negócio difícil pelo alto custo. Para tirá-lo imediatamente do Grêmio, o Fluminense teria de pagar R$ 16 milhões ao São Paulo por 100% dos direitos econômicos.

- A única maneira de tirar o jogador do Grêmio é comprando o jogador do São Paulo. Tem que ocorrer a aquisição. O Grêmio tem direito de preferência na compra do atleta. Houve uma conversa com o Fluminense, mas a gente aguarda para saber se há o interesse oficial - disse Rafael Félix, empresário de Rhodolfo.

A saída do São Paulo se deu por falta de espaço. No Grêmio, o jogador, de 27 anos, conseguiu destaque pela regularidade. Tornou-se titular incontestável, assumiu o posto de xerife e virou referência para os mais novos.

A reportagem do GloboEsporte.com não conseguiu contato com o vice de futebol Ricardo Tenório e com o diretor executivo de futebol Felipe Ximenes para falar sobre o assunto.

Sobis a pode sair para o São Paulo


Rafael Sobis entrevista Fluminense (Foto: Edgard Maciel de Sá)

A quase desesperada busca do São Paulo por atacantes está concentrada agora em Rafael Sobis. Enquanto conversa com o Fluminense para alinhavar uma possível troca, o Tricolor paulista conta com o interesse do jogador em atuar no Morumbi e voltar a trabalhar com o técnico Muricy Ramalho.

Jorge Machado, empresário responsável por gerir a carreira de Sobis, garantiu por telefone ao GloboEsporte.com que não foi comunicado pelo Fluminense sobre as conversas. No entanto, ele revela que aceitaria discutir um acordo com o São Paulo.

- O Sobis está muito bem no Fluminense, tem mais um ano e seis meses de contrato. Por enquanto, o clube não nos falou nada. Mas interesse há. Esse namoro do São Paulo acontece desde o Bétis. É um grande clube – afirmou o agente.

Pesa a favor o desejo de Muricy em levar o jogador ao Morumbi. Treinador e atacante trabalharam juntos no Internacional. O técnico vem tendo papel determinante na montagem do elenco são-paulino, principalmente depois de livrar o time do rebaixamento no ano passado. Até agora, porém, o clube só contratou o lateral-direito Luis Ricardo, da Portuguesa.

- Os dois melhores anos dele foram com o Muricy. Foi o técnico que praticamente o lançou no Inter. Eles se dão muito bem – disse Machado.

O São Paulo descarta comprar os direitos de Sobis e tenta convencer o Fluminense a fazer uma troca. Os cariocas também se interessam pela ideia, já que querem diminuir a folha salarial. O atacante tem um dos maiores vencimentos do elenco. O empresário, aliás, descarta uma redução do salário caso as conversas avancem.

- Não há hipótese nenhuma de reduzir salário. Isso sou eu quem decide. Eu sei o que esse garoto lutou para chegar a esse patamar.

Em entrevista ao GloboEsporte.com há dois dias, Sobis disse que não deixaria o clube por se sentir identificado com ele, mesmo tendo recebido sondagens desde o fim do Brasileirão. Já o São Paulo busca um atacante para repor a saída de Aloísio, negociado com o Shandong Lundeng, da China, e o retorno de Welliton ao Spartak Moscou, da Rússia. As opções do elenco agora são Luis Fabiano, Osvaldo, Ademilson e Silvinho.

Walter não tem previsão de assinar com o Flu


Walter (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Reforço mais badalado do Fluminense depois da Darío Conca, Walter chegou ao Rio no fim da tarde desta quinta-feira para assinar contrato até o fim de 2015. Enquanto o grupo trabalha na pré-temporada em Mangaratiba, na Costa Verde, distante 85 quilômetros do Rio, o clube se apressa para finalizar a contratação, anunciada via site oficial na noite de terça. A redação do contrato ainda depende da liberação de documentos do Porto, de Portugal, clube que detém os direitos econômicos do jogador, e da realização de exames médicos. Walter tem contrato com os lusos até julho de 2016. Só depois de oficializado o acerto ele seguirá para Mangaratiba. A expectativa é que isso ocorra até o fim de semana.

Renato Gaúcho espera pelo reforço com ansiedade. Além da qualidade técnica e dos 28 gols marcados em 2013 pelo Goiás, o atacante chama a atenção pelo excesso de peso. O treinador quer que ele comece os treinos físicos o quanto antes para tentar deixá-lo o mais perto possível da condição ideal.

A contratação de Walter teve participação determinante do presidente da patrocinadora do clube, Celso Barros, e o aval de Renato, que chegou a conversar com o jogador na partida beneficente promovida por Zico no Maracanã, dia 28 de dezembro. No contato, o técnico avisou que o negócio só seria feito se o atacante se comprometesse a se dedicar e emagrecer. Assim que ele chegar ao clube será avaliado pela equipe médica tricolor para que seja definida uma programação especial.   

O grupo do Fluminense fica em Mangaratiba até 18 de janeiro, dia da estreia no Carioca contra o Madureira, em Bangu, às 17h (de Brasília).

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Fred aposta em paciência para retornar em alto nível

Centroavante titular da Seleção na Copa das Confederações e grande ídolo da torcida do Fluminense, Fred não tem confirmado esse status em campo com o time das Laranjeiras nessa temporada. Além de ter jogado poucas vezes – disputou apenas 9 jogos das 27 rodadas já jogadas do Brasileiro – o aproveitamento do time em jogos sem o camisa 9 foi quase 20% mais alto que nas partidas em que esteve presente – 29,6% para 48,2% sem o jogador.Foto: Instagram oficial Fluminense FC

Principal nome no elenco do Fluminense, o atacante Fred segue utilizando de suas férias para recuperar o tempo perdido. O jogador, que está afastado dos gramados há 4 meses, por conta de um estiramento na coxa direita, projeta retornar em alto nível para ajudar o Tricolor a conquistar seus objetivos nesta temporada.

No entanto, o craque conta que não pode queimar etapas. Ciente da gravidade de sua lesão, o camisa 9 frisou que precisar ser paciente para voltar e corresponder às expectativas. Por hora, tem dado ênfase em trabalhos físicos, visando o reforço de sua musculatura, para evitar novas contusões. Confiante, acredita que o time das Laranjeiras chega forte nesse primeiro semestre de 2014.

"Minha grande meta é me preparar para me superar dia após dia. O que fiz hoje já não presta mais e preciso ser melhor amanhã. Quero fazer um ótimo primeiro semestre pelo Fluminense no Carioca e na Copa do Brasil", disse.

Na temporada passada, Fred brilhou com a camisa da seleção brasileira, quando conquistou a Copa das Confederações e foi artilheiro da competição. Contudo, no Fluminense rendeu abaixo do esperado. Sendo assim, deposita nesta temporada sua reafirmação com a camisa tricolor.

Vice do Fluminense rechaça grandes contratações


O torcedor tricolor que aguarda por um grande nome como reforço da equipe para 2014 pode começar a se conformar: o Fluminense não contratará jogadores de peso para a temporada que está prestes a começar. A informação foi confirmada pelo vice de futebol do clube, Ricardo Tenório.

De acordo com o dirigente, o Tricolor das Laranjeiras tem um elenco com "bom jogadores" e, em um mercado inflacionado, verá na manutenção de seus titulares os grandes objetivos desta pré-temporada.

"Não vamos fazer loucuras e gastar milhões. O mercado está complicado. Nosso objetivo é fortalecer mais o elenco, no qual já temos grandes nomes, mas com reforços pontuais. Jogadores de Seleção como Fred, Diego Cavalieri e Jean, que ainda possuem um contrato, não pretendemos negociar", disse Tenório, que admitiu que o time precisa de um zagueiro, um lateral-esquerdo, um meia, e um atacante que jogue pelas pontas. Nome de peso, no entanto, já podem ser descartados.

Desta forma, o departamento de futebol do Flu começa a se mexer para não perder as principais peças do time. Como o próprio Tenório disse, nomes como Fred, Diego Cavalieri, Rafael Sobis e Jean são as prioridades da diretoria para continuar nas Laranjeiras. O retorno de Dario Conca, que ficou três anos no futebol chinês, seria mais proveitoso se o argentino pudesse atuar ao lado destes atletas. De todos, no entanto, somente Rafael Sobis vem recebendo sondagens de outros clubes, tendo, assim, chance de sair.

O atacante vem atraindo interesse de equipes como São Paulo, que busca um homem de frente confiável, Internacional, agora sob o comando de Abel Braga, amigo pessoal de Sobis, e até mesmo o Botafogo, que quer um reforço de peso para a disputa da Copa Libertadores da América. Apesar de não ser considerado um jogador fundamental, no entanto, ele só sairá caso o Fluminense receba uma boa proposta. A multa contratual do atleta está estipulada em cerca de R$ 24 milhões.

Até aqui, somente o treinador Renato Gaúcho e o meia argentino Dario Conca foram contratados pelo Fluminense para a próxima temporada. Por outro lado, os zagueiros Digão (Al-Hilal) e Anderson (Ceará), o volante Edinho (Grêmio) e o atacante Rhayner (Bahia) já foram negociados. A ideia da diretoria tricolor é acertar com pelo menos dois jogadores até a próxima quarta-feira, data da reapresentação da equipe. Atletas de fora do Brasil, que atuam no futebol sul-americano, por exemplo, são opções vistas com bons olhos.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Fluminense define quatro setores carentes para reforçar o time em 2014


chamada CARROSSEL Ricado Tenório (Foto: arte esporte)

Reforçar a zaga e compor outras três posições. Essa é a ideia da diretoria do Fluminense para fechar o elenco tricolor para a temporada de 2014. Em constantes reuniões, os dirigentes da equipe das Laranjeiras traçaram as posições carentes e correm atrás para anunciar os novos reforços a tempo de os jogadores conseguirem realizar a pré-temporada. 

Até o momento, apenas Conca foi contratado. Porém, outro meia deverá chegar, assim como ao menos um zagueiro, um lateral-esquerdo e um atacante. É o que assegura o vice de futebol tricolor, Ricardo Tenório.

- Nossa prioridade é um zagueiro, um reserva para a lateral esquerda, um meia e um atacante que atue pelas pontas. Podemos até trazer dois zagueiros, sendo um para disputar posição e outro para compor elenco. Afinal de contas, perdemos dois zagueiros na posição (Anderson e Digão). O jogador de meio viria para fazer a composição com Wagner e Conca. Já a intenção de trazer um lateral é evitar a repetição dos problemas que tivemos na reta final de 2013 – explicou o dirigente.

Se pretende trazer ao menos mais quatro reforços, os cartolas não têm a intenção de se desfazer de mais nenhum jogador. Na semana passada, o zagueiro Digão foi negociado para o Al Hilal, da Arábia Saudita, por R$ 6,5 milhões. Antes, Rhayner, Edinho, Felipe, Marcelinho e Anderson tiveram seus contratos encerrados e foram dispensados.

Nossa prioridade é um zagueiro, um reserva para a lateral esquerda, um meia e um atacante que atue pelas pontas"
Ricardo Tenório

- Depois da venda do Digão, nosso planejamento é que nenhum outro jogador seja negociado. Também não estamos pensando em emprestar nenhum atleta. Sobre os que voltam de empréstimo, ainda vamos analisar se eles ficam ou não – disse Tenório.

O técnico Renato Gaúcho já indicou alguns nomes e é sempre informado pela cúpula do futebol tricolor sobre o andamento das negociações. Tenório tem ao seu lado, nas tratativas, Felipe Ximenes, novo editor executivo de futebol do clube, e Celso Barros, presidente da patrocinadora tricolor. O objetivo é apagar o péssimo ano de 2013, quando a equipe foi rebaixada no Brasileiro e só não caiu por conta da perda de pontos da Portuguesa por ter escalado jogador irregular.

- Time grande não tem prioridade. Vamos disputar todos os campeonatos da mesma maneira. Carioca, Copa do Brasil, Brasileiro... Vamos nos reunir nesses dias para definir os últimos detalhes da pré-temporada com o Renato, ver o que temos em mãos e decidir algumas pendências - completou Tenório.

A reapresentação do elenco tricolor acontecerá nesta quarta-feira, nas Laranjeiras. No dia seguinte, a delegação viaja de ônibus para Mangaratiba-RJ, local da pré-temporada. O retorno deve acontecer dia 18, data da estreia no Carioca contra o Madureira, às 17h, em Moça Bonita.

Fluminense descarta Maracanã para apresentação de Conca


conca fluminense engenhão (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)

Na próxima quinta-feira, o contrato de Conca com o Fluminense começa a vigorar. No mesmo dia, o argentino viajará ao lado da delegação para a pré-temporada, em Mangaratiba-RJ. Até lá, o meia já deve saber quando e onde será apresentado para a torcida tricolor, ávida pelo reencontro com o ídolo após dois anos e meio de separação. O sonho da diretoria era realizar o evento no Maracanã, porém a ideia foi totalmente descartada essa semana por conta dos altos custos da operação.

Diante disso, somente nesta segunda-feira deverá ocorrer uma definição sobre o assunto. No dia, a cúpula do futebol tricolor estará de volta e reunida nas Laranjeiras, em contato com o departamento de marketing para solucionar o caso. Há pressa para a definição, já que no dia 8, quarta-feira, todo o elenco se reapresenta nas Laranjeiras, após um mês de férias. A viagem para a pré-temporada ocorre no dia seguinte. A sede do clube é o local mais provável para a apresentação de Conca.

A torcida programava receber o jogador no aeroporto em seu desembarque no Rio de Janeiro, no dia 23 de dezembro, mas a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) vetou a festa e o atleta deixou o local por uma saída lateral, sem acesso aos torcedores e jornalistas.

Conca assinará compromisso por três anos e deverá estar apto a participar da estreia do Fluminense no Campeonato Carioca. A janela de transferências começa a valer a partir do dia 8, data do fim de contrato do meia com o Guangzhou Evergrande, da China. Para estar em campo no dia 18, contra o Madureira, em Moça Bonita, o argentino precisa estar regularizado no BIRA (Boletim Informativo de Registro de Atleta) até quatro dias antes da partida.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Flu estreia na Copinha de olho no título que não conquista desde 89

A Copa São Paulo de Futebol Júnior terá início para o Fluminense neste sábado, às 21h, quando a equipe tricolor enfrenta o Confiança (SE), em São José do Rio Preto, pela rodada de estreia do Grupo C. O objetivo é um só: o título. Mas, apesar da meta ambiciosa, o treinador da equipe de juniores do Fluminense, Marcelo Veiga, prega cautela com os adversários da primeira fase da competição.

– Os times grandes, teoricamente, são favoritos, tanto que são cabeças de chave. Mas nosso grupo não é fácil. Tem o time da casa o América-SP e o Confiança (SE) possui uma equipe rápida. Classifica um só praticamente e se bobear pode acabar ficando de fora – disse o técnico à Rádio Brasil.

Diferente da equipe principal, é nos jogadores de trás que o treinador deposita maior confiança. Destaque para o zagueiro e capitão do time, Marlon, e o lateral-esquerdo Léo, que chegou a treinar com o time principal durante o ano passado. Além deles, o meio-campo Gérson, com passagens por divisões de base da Seleção Brasileira, será observado com carinho pela comissão.

A equipe que deve iniciar jogando contra o Confiança-SE neste sábado é: Matheus, Breno, Marlon, Ygor Nogueira e Leo; Ykaro, Marlon Freitas, Gustavo Scarpa e Gerson; Euller e Gabriel.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...