Os traumáticos quatro meses sem Fred na reta final de 2013 fazem o Fluminense reforçar os cuidados com seu principal jogador. A grave lesão sofrida na coxa direita em 31 de agosto foi uma das mais sérias do atacante no clube. O longo período fora de ação pesou para fazer da temporada passada a pior dele com a camisa tricolor. Foram apenas 25 jogos e oito gols marcados. Sendo assim, a programação especial de prevenção de lesões está sendo reforçada na pré-temporada. Na tarde deste sábado, o camisa 9 foi poupado do segundo treino do dia para passar por reforço muscular e fisioterapia com Nilton Petrone, o Filé, que assumiu o departamento na última semana.
A prática é comum no Fluminense em relação a Fred, especialmente nesta época do ano. É possível que ele fique fora de outras atividades com o grupo para ser submetido aos exercícios especiais, algo que já ocorreu em outras pré-temporadas. Desde a reapresentação do grupo na quarta-feira passada, o capitão havia participado de todos os treinamentos. Ao todo, esteve presente em cinco trabalhos.
O histórico de lesões sérias de Fred no Fluminense é longo. De julho de 2009 para cá, foram nove. Ele teve pelo menos uma lesão por ano. A de 2013, de quatro meses de recuperação, foi a mais longa delas. Mesmo com os problemas físicos, conseguiu uma sequência muito boa de julho de 2011 (22 jogos e 22 gols) até o fim de 2012, ano em que foi campeão, craque e artilheiro do Brasileirão com 20 gols. Naquela temporada, ao todo foram 45 jogos e 30 gols. Antes de 2013, seu pior ano havia sido 2010, quando marcou 18 gols em 29 jogos.
De acordo com a programação do clube, Fred participará normalmente dos dois períodos de treino do grupo neste domingo. A equipe se prepara em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio. A condição física do atacante é uma preocupação do técnico Renato Gaúcho.
- Todo clube tem problemas de lesões, atletas estão sujeitos a isso. Vamos torcer para que diminuam bastante, vou ter uma conversa franca com o Fred. O mais importante é que ele quer jogar, sabe que o ano é importante para ele, Copa do Mundo. Qualidade sabemos que ele tem, vamos colocá-lo na melhor condição física e técnica. Vamos prepará-lo para que não se lesione tanto, ele sabe a importância dele para o grupo. Vou conversar com ele, saber o que aconteceu no ano passado, e pode ter certeza que vai ter meu apoio e da comissão. É importantíssimo, conto com ele, e vou torcer muito para que ele nos dê alegrias pela Seleção – afirmou Renato.
Aos 30 anos, Fred vive um momento decisivo na carreira. Garantido pelo técnico Luiz Felipe Scolari na Copa do Mundo do Brasil, é o dono da camisa 9 da Seleção. Os problemas físicos, no entanto, o perseguem. Muitos tricolores manifestaram chateação com o goleador depois da temporada ruim, mas a promessa dele é de dedicação, esforço, gols e títulos. Primeiro, no Fluminense. Depois, na Seleção. Ele garante que o empenho será máximo, diz que não teme lesões e descarta se poupar para o Mundial.
- Não (vou me poupar). Meu primeiro jogo vai ser o próximo, aí vai depender da escalação do Renato. Não tem como o jogador ter medo de alguma cosia. Única coisa que a gente faz é pedir a Deus para nos livrar das lesões e treinar. Não vou deixar de trabalhar, no dia a dia, não tem como ir mais ou menos. Vamos muito forte até por tudo que aconteceu com a gente. O grupo está muito unido e a torcida vai se juntar com a nossa equipe – disse o camisa 9.
A estreia do Fluminense no Carioca será no próximo dia 18, contra o Madureira, às 17h (de Brasília), em Moça Bonita.
0 comentários:
Postar um comentário